sexta-feira, 3 de junho de 2016

O Mercado da Fé

INTRODUÇÃO



O antropólogo polonês Zygmunt Bauman em suas obras comenta sobre a sociedade pós-moderna chamada por ele de sociedade líquida. Sua linha de pensamento defende que as pessoas não têm mais valores e que vivem a busca incessante pela subjetividade e coisas passageiras.


Desta forma, a religião que desde sua origem é dogmática tem se transformado em grandes consultórios psicológicos, que as pessoas buscam para se sentir bem e não ter um contato com o sagrado e com Deus.

Os sentimentos passaram a ser meros adjetivos e o sagrado esvaziado de sua mística. As pessoas estão mais preocupadas com a busca da cura interior do que com o sagrado, a fé para muitos é sinônimo de alienação.Essa alienação não é um ato isolado de uma única instituição.

As instituições estão se tornando grandes guarda roupas e neles nos vestimos com a fé que nos cabe naquele momento e devolvemos no final quando nos retiramos.

É notório que a busca pela subjetividade tem deixado o tradicional de lado para suprir as necessidades pessoais, mas até que ponto essa subjetividade é favorável? Será o homem um ser que não precisa realmente de Deus? Seria Deus um mercador que barganha com nossas vontades?

O homem light ao se distanciar da necessidade doutrinária e dogmática cria um novo mundo imaginário vazio da mística que envolve as religiões milenares.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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