segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Maria exemplo de compromisso e fidelidade


Mais um ano se finda e outro começa. E a pergunta a ser feita a seguinte: Consegui ser fiel a todos os meus propósitos em 2011? Mesmo porque a cada inicio de ano damos nosso sim a várias proposta que esperamos, pelo menos, tentar realizar no ano novo. Por exemplo, na lista de muitos está a busca pelo corpo ideal que nos cobra muita fidelidade, ou seja, um sim diário com força de vontade e determinação.
Você já parou para pensar por que é tão difícil dar esse sim? Talvez seja porque estamos acostumados a desistir no meio do caminho de tudo que nos propomos a fazer. Dificilmente começamos um projeto e chegamos ao seu término ou damos continuidade em algo que exige muito da gente.
Vivemos em uma era em que o superficial e o passageiro tomam conta de nossas vidas, em outras palavras, o “SIM” perdeu espaço em nossas virtudes e valores. Se alguém te faz os seguintes questionamentos: Você me ama? Você se importa com o meio ambiente? Você reconhece que ir a missa aos domingos é importante para um bom cristão? A resposta para essa e outras perguntas é um SIM vazio sem propósito. O amor hoje para muitos é algo passageiro, este sim, virou sinônimo de conquista, da mesma forma que a preocupação com meio ambiente é ignorada: quando se tem um papel nas mãos e nenhuma lixeira por perto, nem é preciso dizer qual a atitude de muitos. A importância de ir à missa no domingo então vale até não estar sendo transmitido nenhum jogo na televisão no horário de sua visita a casa do Senhor. Este é o pior sim de todos: é o “SIM” cheio de hipocrisias, ou seja, o Senhor te dá tanto e pede tão pouco.
Outro ano se inicia e que nesta nova jornada sejamos fieis aos nossos “SIM”. Usemos o exemplo de Maria, a Virgem Santíssima, que deu seu “SIM” a vida, a salvação e foi fiel e convicta em sua decisão. (cf. Lc 1,38) O sim da Virgem não foi um “SIM” vazio, foi uma opção de amor, de confiança e de atitudes. Apesar das dúvidas ou do assombro diante do Sim de Deus para Ela, a Senhora Nossa não desistiu nunca do seu sim. (cf. Lc 1, 29) Maria viveu em um período onde tradições eram impostas, mesmo assim aceitou fielmente a vontade do Senhor e se fez sacrário vivo, correndo o risco de ser rejeitada por José. Maria viu seu “SIM” ser alvo de perseguição e de massacre, por isto fugiu, junto com o Justo José, ao dar a luz Aquele que seria a salvação e a redenção do mundo. (cf. Mt 2,14) Ela foi perseguida, mas não desistiu, se fez forte. A Imaculada ou Senhora das Dores viu seu filho ser crucificado e morto, mesmo quando o discípulo de seu Filho o negou por três vezes, ela estava ali dizendo seu “SIM”, acreditando que ele estava cumprindo a vontade de seu Pai. (cf. Jo 19,25)
Maria deu o “SIM” incondicional a Deus e trouxe novamente a salvação para humanidade, perdida pelo sim de Eva, um sim sem pensar em consequências. (cf. Gn 3) Que neste ano que se inicia possamos refletir todos os nossos “sim, que foram infiéis  no ano de 2011 e em todos que pretendemos dar no ano de 2012. Fidelidade, esta é a palavra. Busquemos ser fieis as nossas decisões, optemos pelo sim correto, e lembremos que, sem compromissos com nossas próprias decisões, nós nos tornamos meros cidadãos pós-modernos (vazios). Reflitamos sobre o sim coletivo que, em muitos casos, não é o mais justo e o mais correto. Um sim coletivo e errôneo levou a crucificação do Salvador, (cf. Mt 27,21) Aquele que a Virgem gerou com o seu SIM.