domingo, 14 de abril de 2013

A fé releva até os Ateus.


Esses dias tenho refletido muito sobre minha fé? Será que realmente sou um cristão? Não digo nem bom e nem ruim, digo apenas cristão! Prefiro não falar em rótulos de bom e ruim, pois o mundo nos dá varias vertentes e visões morais de coisas que muitas vezes são imorais.
Voltando ao conceito de cristão, lembro que certa vez em um acampamento “Jovens Sarados” na Canção Nova Padre Roger fez um comentário : - O Jovem vai para faculdade e sofre lavagem cerebral deixa sua fé de lado para viver uma vida nova – abro parêntese para dizer que o sacerdote não usou essas palavras.
Como todos sabem sou critico ao extremo. Logicamente discordei do mesmo, pois nunca tinha abandonado minha amada igreja nos quatros em que me dediquei a Faculdade de Comunicação Social. Hoje cursando História me vejo testado diariamente, e não pela vida universitária que conduz a barzinhos ou rodinhas de conversas liberais, das quais indiretamente o sacerdote se referia. Vejo-me em cheque pelo conteúdo programático do curso, carregado por ideologias subliminares impostas no discurso das aulas ministradas.
Sei que para entender a história tenho que entender todo o conceito de civilização, de economia e cultura e bla bla bla. Porém algumas coisas doem aos ouvidos. Ouvir por exemplo, comentários que confundem cultura com conhecimento, este é um “preconceito” sem tamanho, outro é ver um homem que pode até ter deixado um legado significante para história da humanidade ser quase comparado a Cristo.
Hum! Mas Cristo para esse ser era algo inexistente, ou seja, o homem não precisa da religião e sim a religião precisa do homem. Talvez Padre Roger estivesse certo, se eu não tivesse minha fé construída e fortalecida eu seria mais um idiota que iria ficar assim: Nossa, mas a igreja permitia escravos, ainda mais quando esses era negros como eu posso acreditar em um Deus defendido por esse povo! Ah onde já se viu eles alienavam mesmo quando nem existia a televisão e olha que faziam isso no primeiro mundo (opa EUA é primeiro mundo e é protestante). Nossa viu o Papa renunciou porque não aguentou a crise na luta pelo poder! Entre outras afirmações implícitas em discursos que deveriam ser acadêmicos e não militantes.
Eu até já defendi Marx, apoiava (apoio) o pensamento dele de que as classes se defendem e devem se defender. Pois lutar contra um sistema opressor sozinho é querer ser herói e a humanidade não precisa de herói ela precisa de união e querer ser herói é fazer autopromoção e não luta por direitos.
A resposta que eu cheguei é a seguinte: SOU CRISTÃO e não é porque a igreja me obriga (ah hoje ela já não obriga mais ninguém), sou Cristão porque acredito no meu SALVADOR, Ele quem acalenta minhas aflições. Ele vive no meu coração e não na minha mente, pois se fosse no sistema neural algum infeliz afirmaria que: - Então ele faz parte da sua imaginação e o que é imaginário é abstrato, ou seja, não existe!
Sou Cristão, Sou Católico, independe se a minha religião já tenha errado ou que existam pessoas em funções que para alguns sejam meramente administrativas. Não sou Deus para julgar e nem condenar ninguém, assim como sou humano propício a erros aos ungidos pelo Senhor também são e têm os mesmo direitos que eu. Caso contrario se eu não pensasse assim seria uma pessoa de muitos Deuses (padres, bispos e cardeais) e não de um único Redentor, que se fez, homem e morreu pelos meus pecados e pelos pecados que a  humanidade ainda insiste em cometer o da incredulidade.