sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Se curtir te dou um ano: moda mais recente do FACEBOOK.


Essa semana a moda no facebook é “se você curtir, você ganha um ano”. Muitas pessoas se divertindo e rindo com as lembranças dos outros.
Eu mesmo já ri com alguns comentários tipo, eu tinha o corte de cabelo da Elba Ramalho, eu era emo (ainda tenho minhas dúvidas se ainda não é), eu curtia OS MENUDOS, a primeira boyband que ganhou destaque mundial, detalhe eles são a versão RESTART e CINE dos anos 80, porém um pouco menos colorida.
Porque ainda não dei um curtir, nesta brincadeira? Pois tenho certeza que os engraçadinhos dos meus amigos me dariam um ano tipo 1050 ou 1500.
Entretanto acho muito importante esse resgate do passado mesmo que seja por simples brincadeira. Essa volta ao passado nos leva a pensar sobre alguns valores que se tinha em um tempo remoto e quais os que você tem na atualidade.
Por exemplo eu era anarquista, minha banda predileta era A Legião Urbana e adorava a noite, acreditava que Deus era o ser mais egoísta do mundo, pois matava crianças em guerras e não tinha fé nas pessoas.
Hoje sou um idealista, acredito fielmente na bondade das pessoas mesmo quando elas não nos passar respeito algum, e sei que a culpa dos males do mundo não é de Deus e sim do homem. Deus é justo até mesmo com os mais injustos.
Algumas pessoas dizem que não devemos viver do passado, mas um homem sem passado é como um livro em branco sem história, sem dores, sem sofrimento, sem aprendizado sem cultura (no sentido de conhecimento, pois todos nascemos em um cultura pré estabelecida). Muito do nosso passado é baseado em erros e como diria alguns mais radicais em pecado.
Eu já errei muito e tenho a consciência que ainda errarei muito mais, porém não me esqueço do meu passado, das boas lembranças, dos amigos que já partiram, dos ensinamentos e dos meus valores.
Para finalizar afirmo que: as redes sociais podem viciar, fazendo você ficar horas e horas sentados na frente de uma tela, as mesmas as vezes faz você rir de algumas brincadeiras toscas ou se irritar com aplicativos inúteis, mas algumas vezes te faz parar e refletir sobre sua vida e seus valores.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Porque assistimos televisão.


A televisão foi e ainda é um dos meio de comunicação e entretenimento mais popular do Brasil. Surgiu como o rádio um instrumento elitista, mas com o passar do tempo foi se popularizando.
Em seu inicio era uma mistura de circo e rádio hoje em dia se busca diariamente inovar alguns formatos já padronizados.
Mesmo com uma queda significante no número de televisores ligados, o porcentual da população que ainda faz da televisão sua fonte de entretenimentoe informação é relevante.
Existem várias explicações sociais e psicológicas para definir o porque as pessoas passam tantas horas em frente ao aparelho televisor, para ser mais exato em questão do público infanto-juvenil essas horas chegam até à 8 horas diárias.
Alguns pais confiam cegamente na babá eletrônica, ou seja, é preciso sair para trabalhar e sustentar a família e a melhor forma de evitar a violência das ruas é manter seus filhos trancados dentro de casa com a companhia da televisão. Esse é grande risco, pois a televisão faz parte da educação das crianças, mas não é a responsável diretamente desta educação, é apenas uma extensão.
Por outro lado tem as pessoas que depois de um dia cansativo, só pensa em chegar em casa e relaxar assistindo um bom programa, ou até mesmos os lixos audiovisuais.
Na verdade a televisão faz parte do dia a dia das pessoas, dita moda, massifica culturas (mesmo que na maioria das vezes a comercialização seja a prioridade), informa, desinforma e educa.
Só precisamos aprender que não é possível assimilar tudo pacificamente. Renato Russo já dizia nos anos 80 - “Quando nascemos fomos programados, a receber o que vocês nos empurram como os enlatados dos U.S.A de 9 às 6”. Devemos mudar essa realidade, cobrar qualidade do que nos é empurrado goela a baixo diariamente. Devemos ser cidadãos críticos, lutando contra o conceito da agulha hipodérmica.
Você pode fazer a diferença como: "ligando para o 0800-619-619".
Só é possível criticar se você fizer a sua parte, então ligue e aponte os programas que você considera de baixo escalão.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Minha vida uma incógnita


Onde está o que me falta?
Para onde foi parar o meu verdadeiro eu?
Porque será que me perdi?
Porque eu não me encontro?
Vidas secas, amores irreais,
Paixões proibidas, romances imaginários,
Pecados, traições, falta de emoções.
Minha vida é falsa!
Meu sorriso amarelo!
Meu mundo um planeta solitário!
Ma falta tudo, me sobra muito!
Meu mundo um enigma!
Minha vida uma incógnita!

Nossa teve uma época de minha vida, que eu escrevia algumas coisas sem lógica como essa poesia. Creio que à escrevi em 2003 ou 2004. Eu não sei se eu era revoltado ou apaixonado?

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Será que você é um parente ou uma interrogação?


Dizem que a família é a primeira célula da sociedade, mas creio que está célula já não carrega os valores e as tradições como antigamente.
Antigamente as famílias tinham muitos filhos e cada um que chegava era uma festa maior que a outra.
As famílias reuniam-se periodicamente, avô, avó, tios, tias, primos, irmãos e irmãs. Todos faziam uma grande festa. Lembro que quando minha bisavó veio de Minas Gerais para morar em Taubaté, toda família se reuniu, foi uma grande festa. Ainda sinto saudades das histórias contadas pela Vó Dindinha.
O tempo se passou, as pessoas cresceram, valores foram sendo distorcidos ou analisados de forma diferente. Minha família assim como a maioria das famílias pós modernas mudou, ou seja, o individualismo tomou conta dela. Tanto por parte de mãe (Carvalho) como por parte de pai (Rodrigues Cardozo), essa mudança aconteceu depois que minhas avós morreram. Saudades de dona Benedita Augusta, uma senhora batalhadora, que adorava me colocar apelidos (horríveis), que fazia uma comida que eu corria para rua para não ter que comer. Saudades também da dona Maria Benedita, minha avó era dona de uma coragem sem tamanho, era uma leoa para proteger seus filhos sem contar de seus dotes culinários.
Depois que elas partiram as famílias (Carvalho – Rodrigues Cardozo) trincaram como argila exposta ao sol.
Daí pessoas podem dizer assim ainda existe união entre as famílias, porém alguns distanciam dos outros. Sim, mas essa distância foi criada pelo esquecimento de alguns valores, não se ama as pessoas apenas quando existe algum vinculo entre elas, se ama, pois é família sangue do sangue.
Sabe como a minha e muitas outras famílias se reúnem hoje? Assim: um membro muito querido precisa partir para morada celeste, para unir a sua volta pessoas que pouco se conhecem, que nem fazem idéias uns dos problemas dos outros e de suas angustias, mas que são unidas por um vinculo chamado respeito.
O que você tem feito para que sua família não, seja como argila seca e sim como uma linda porcelana que passa de geração para geração como uma herança familiar? Será que você tem que esperar alguém partir para a eternidade para lembrar que tem família? Será que você tem dado atenção para aqueles que ficam e perdem o chão? Será que você é um parente ou uma interrogação?

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Padre também é HUMANO


Fiquei indignado com um fato ocorrido hoje na rede social (facebook). Uma pessoa que supostamente seguia – ou se entenda perseguia – um padre que também sigo, fez o mesmo retirar um comentário seu da pagina.
Sei que alguns dos meus vários amigos sacerdotes não aprovaram meu texto mais vamos lá.
Sabe qual é o grande defeito da igreja há anos, é educar seus fiéis a tomarem conta da vida dos padres e não zelar pela igreja. Ainda me lembro quando fiz o crisma, minha professora disse que “não devemos crucificar os padres eles também são humanos e propícios aos mesmos erros que você, que eu que todos”. Cristo mesmo disse “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. O único que teve esse direito foi crucificado por meus pecados, pelos seus pecados, pelos pecados da humanidade.
Agora pergunto alguém ainda é capaz de atirar a primeira pedra? Não, basta ver as gigantescas filas de confissões dos acampamentos da Canção Nova ou dos confessionários da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
O erro é que muitas pessoas veneram e idolatram alguns sacerdotes ao invés de “Adorar” ao Cristo que se faz VIVO na Eucaristia. O que acontece quando você idolatra a vida de um PADRE? Você está pecando e até mesmo  blasfemando contra a sagrada escritura que fala que você deve Adorar apenas a Deus, isso porque ele é PURO e SEM PECADO, o homem (padre) diariamente é testado, provado ou reprovado em seus atos, e não pense você que julgá-lo é a melhor coisa a fazer, pois ele também tem consciência e fala com Deus ao colocar sua cabeça no travesseiro.
Tem uma piada que diz assim: tinha uma senhora que sua casa era colada a igreja e diariamente ele estava na janela fazendo fofoca da vida alheia, certo dia ela vira e comenta com o padre: - Olha padre nem preciso ir à missa para ouvir sua homilia de tão alto que é o seu microfone. Daí uma ministra que estava com o padre diz: - Nem para comungar né sua língua chega lá sozinha.
Eu tenho vários amigos padres diocesanos e também religiosos, mas se me perguntar: você idolatra algum? Respondo, não, pode ser que me espelhe nas qualidades de alguns, como na humildade e espiritualidade de alguns, mas não os idolatro, certa vez ouvi de um Frei Franciscano a seguinte frase em uma homilia:" Se você não acha o Cristo em sua paróquia não vai ser na missa do Padre Marcelo Rossi que você vai achar" (Frei Osvaldo), ou seja, se você não enxerga Cristo em seu pastor, não adianta procurá-lo em outro lugar.
Sabe qual é a diferença entre eu e os vários paroquianos espalhados pelo mundo. Tenho a liberdade de chamar alguns destes padres de AMIGO, mas sempre com o respeito de reconhecê-los com representante de Cristo quando estão em público, e neste momento eu os chamo de Padre ou senhor, pois respeito aqueles que mesmo sendo pecadores como eu e como você doam a vida pelos que necessitam e sofrem no calvário.   
Não sou SANTO e nem PADRE, mas vou deixar um conselho, em vez de ficar tomando conta da vida do padre, querendo saber o que ele fez ou faz, doe sua vida pela igreja, pelos necessitados que diariamente buscam Deus e estão perdidos.
Quando digo doar sua vida pela igreja, não digo pela igreja física e sim pela igreja espiritual, pois quando você recebe a EUCARISTIA, se torna sacrário vivo e se não é capaz de deixar de julgar alguém, também não é digno de se dizer cristão. O dizimo é prova de amor sim e ajuda a igreja física, mas não é um pagamento pelas suas indulgências.