segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Padre também é HUMANO


Fiquei indignado com um fato ocorrido hoje na rede social (facebook). Uma pessoa que supostamente seguia – ou se entenda perseguia – um padre que também sigo, fez o mesmo retirar um comentário seu da pagina.
Sei que alguns dos meus vários amigos sacerdotes não aprovaram meu texto mais vamos lá.
Sabe qual é o grande defeito da igreja há anos, é educar seus fiéis a tomarem conta da vida dos padres e não zelar pela igreja. Ainda me lembro quando fiz o crisma, minha professora disse que “não devemos crucificar os padres eles também são humanos e propícios aos mesmos erros que você, que eu que todos”. Cristo mesmo disse “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. O único que teve esse direito foi crucificado por meus pecados, pelos seus pecados, pelos pecados da humanidade.
Agora pergunto alguém ainda é capaz de atirar a primeira pedra? Não, basta ver as gigantescas filas de confissões dos acampamentos da Canção Nova ou dos confessionários da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
O erro é que muitas pessoas veneram e idolatram alguns sacerdotes ao invés de “Adorar” ao Cristo que se faz VIVO na Eucaristia. O que acontece quando você idolatra a vida de um PADRE? Você está pecando e até mesmo  blasfemando contra a sagrada escritura que fala que você deve Adorar apenas a Deus, isso porque ele é PURO e SEM PECADO, o homem (padre) diariamente é testado, provado ou reprovado em seus atos, e não pense você que julgá-lo é a melhor coisa a fazer, pois ele também tem consciência e fala com Deus ao colocar sua cabeça no travesseiro.
Tem uma piada que diz assim: tinha uma senhora que sua casa era colada a igreja e diariamente ele estava na janela fazendo fofoca da vida alheia, certo dia ela vira e comenta com o padre: - Olha padre nem preciso ir à missa para ouvir sua homilia de tão alto que é o seu microfone. Daí uma ministra que estava com o padre diz: - Nem para comungar né sua língua chega lá sozinha.
Eu tenho vários amigos padres diocesanos e também religiosos, mas se me perguntar: você idolatra algum? Respondo, não, pode ser que me espelhe nas qualidades de alguns, como na humildade e espiritualidade de alguns, mas não os idolatro, certa vez ouvi de um Frei Franciscano a seguinte frase em uma homilia:" Se você não acha o Cristo em sua paróquia não vai ser na missa do Padre Marcelo Rossi que você vai achar" (Frei Osvaldo), ou seja, se você não enxerga Cristo em seu pastor, não adianta procurá-lo em outro lugar.
Sabe qual é a diferença entre eu e os vários paroquianos espalhados pelo mundo. Tenho a liberdade de chamar alguns destes padres de AMIGO, mas sempre com o respeito de reconhecê-los com representante de Cristo quando estão em público, e neste momento eu os chamo de Padre ou senhor, pois respeito aqueles que mesmo sendo pecadores como eu e como você doam a vida pelos que necessitam e sofrem no calvário.   
Não sou SANTO e nem PADRE, mas vou deixar um conselho, em vez de ficar tomando conta da vida do padre, querendo saber o que ele fez ou faz, doe sua vida pela igreja, pelos necessitados que diariamente buscam Deus e estão perdidos.
Quando digo doar sua vida pela igreja, não digo pela igreja física e sim pela igreja espiritual, pois quando você recebe a EUCARISTIA, se torna sacrário vivo e se não é capaz de deixar de julgar alguém, também não é digno de se dizer cristão. O dizimo é prova de amor sim e ajuda a igreja física, mas não é um pagamento pelas suas indulgências.