terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Você já pensou em como ser imortal?

Você já parou alguma vez para pensar, qual a fórmula da imortalidade? O que realmente faz um homem imortal?
Essa palavra ou termo esta carregado de simbologia. Para os cristãos a alma é imortal, algo insolúvel indivisível, para os antigos gregos a imortalidade esta ligado aos grandes e consagrados atos, que de certa forma também faz dos cristãos imortais.
Partindo da tradição grega, as pessoas muitas vezes se preocupam com eterna beleza física e esquecem que a carne não é imortal. Um bom exemplo desta falsa imortalidade é o Deus Kairos (deus das quatro estações). Kairos é um deus renegado pela mitologia condenado a não ter um corpo celestial, ou seja, ele é obrigado a nascer varias vezes em corpos humanos, que com o tempo sente suas limitações e degenerações, desta forma sua alma esta destina ao carma de renascer varias vezes, talvez seja uma das maldições de seu irmão o imponente Cronos.
Se você parar para interpretar os vários contos mitológicos encontrar um ponto em comum entre seus heróis. A maioria deles recebem missões impossíveis, buscas intermináveis ou guerras sem lógicas. Entretanto por trás de cada conto encontramos sempre expressões de fé e conhecimento.
Os antigos gregos fazem analogias em seus contos para expressarem a importância de se ter Fé, um exemplo, de que o homem prepotente e sem fé é nada diante a Deus é o conto de Odisseu que afirmou que o homem era mais inteligente que os Deuses e como castigo  Poseidon não permitia regresso do grego a sua terra natal Ítaca, o mesmo só consegue tal feito quando passa a acreditar nas forças dos Deuses. Tornou-se imortal não por ser um herói na guerra de Tróia e sim por ser um filho perdido, o exemplo de que em qualquer momento de sua vida você pode reconhecer que Deus é a razão de seu viver.
Em outras palavras a imortalidade, não é algo ligado ao seu físico ou a vida eterna, esta ligada aos seus atos, suas conquistas, suas vitórias e derrotas.
Seus pensamentos, seus atos e suas atitudes o tornam imortal, mas entenda que isso não é coisa que se compre ou se negocie é algo que se conquista.
Os santos católicos são imortais, que escreveram suas histórias demonstrando amor, carinho e fé ao Deus uno e trino. A grande maioria deles viveram cegamente acreditando em um único Deus, deram suas vidas em nome das palavras imortalizadas e atitudes humildes do Deus que se fez homem. Em vida eles não compraram respeito ou amizades, muito menos criaram personagens para cativar as pessoas, eles lutaram para demonstrar o quanto era importantes suas crenças no CRISTO REI.
E você o que faz para buscar sua imortalidade? Será que você esta aprisionado a ganâncias mesquinhas, compras de valores inegociáveis ou quem sabe barganhando com sua felicidade? Como diria Cristo “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, em outras palavras suas moedas compram tudo até mesmo sua felicidade momentânea, mas nunca sua imortalidade.
Esta depende exclusivamente dos seus atos, da forma que vai escrever sua história, não adianta querer viver personagens para perpetuar sua vida. Sua falta de integridade ou sua falsa fé servirão de borracha para apagar sua alma.
Seu dinheiro não te torna imortal
Quer então saber qual a forma de ser imortal? Fácil viva constantemente o mandamento do senhor, ame seu próximo como a si mesmo de tal forma que ele seja sempre o primeiro em suas decisões, leve a eles palavras de conforto ou igualdade, nunca o deixe se sentir menor que ninguém, pois diante aos olhos do Pai, todos os filhos são iguais. Seja solidário, lute pelo melhor do grupo e não pelo melhor da sua satisfação pessoal.
Ser imortal é escrever seu nome na historia de vida de varias pessoas, pois o amor e o respeito que elas sentirem por você será a lenha que ascenderá suas chamas eternas.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Daí-me vossa Paz

Oh! Coração que sente dor
Oh! Coração que calejado sofre
Oh! Coração que derrama lagrimas
Se ninguém te vê chorar é por que não são partes de ti
Ah! Senhor transborda em meu corpo a vossa fé
Ah! Senhor inunde meu coração com vossa misericórdia
Ah! Senhor faça uma metamorfose no meu coração
Para perdoar quando a ira me domina
Ah! Espírito do Santo que se faz presente no meu ser
Abra minha mente para enxergar o que meu coração não vê
Ah! Espírito do Santo me toca com a sabedoria do Perdão
Ah! Senhor meu Mestre daí me a vossa luz
Apaga e tira de mim essa ira
Ah! Senhor se hoje errei me perdoa
Mas Senhor se não errei morais também no peito de quem em condena
Pois dele também toda a vossa Graça e Louvor
Pai, Filho ilumina a quem me tem ofendido
E mova em mim a misericórdia e o Perdão



Publicado originalmente na comunidade dom orkut "Apaixonados por Poesia"em 09/08/2006

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Oração à Imaculada Conceição



Virgem imaculada, que agradastes a Deus e fostes eleita para Sua Mãe, olhai benigna para nós, que imploramos a vosso potente patrocínio.
A infernal serpente, contra a qual foi pronunciada a primeira maldição, continua a combater e a insidiar os infelizes filhos de Eva. Vós, bendita Mãe nossa, nossa Rainha e Advogada, que desde o primeiro momento da vossa conceição esmagastes a cabeça do inimigo, acolhei as súplicas que, unidos convosco num só coração, vos pedimos apresenteis diante do trono de Deus, para que não sejamos vítimas das insídias que nos tem armado, mas todos cheguemos incólumes ao porto de salvação, e entre tantos perigos a Igreja e a sociedade cristã cantem mais uma vez o hino da libertação, da vitória e da paz. Amém.

V: Concedei-me a graça de vos louvar, ó santa Virgem.
R: E dai-me força contra os vossos inimigos.
V: Bendito seja Deus nos Seus santos.
R: Amém.

Ao vosso amparo recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezais as súplicas que vos dirigimos em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem e bendita. Amém

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Viajante Inerte


Nada mais prazeroso que completar o horizonte, tentar avistar no mais distante ponto, algo que nos faça redescobrir cada instante mágico que vivemos ou que buscamos viver.
O ser humano na grande maioria das vezes é uma criança em busca de um manual de conduta, de valores e moralidades.
Crescemos assim, ou melhor, nascemos assim em uma sociedade pré estabelecida onde assimilamos o que é certo e o que para alguns suponha ser errado. Desta maneira estamos sempre trancafiados em condutas pré estabelecidas. Vivemos vidas enraizadas em mentiras incompreendidas ou em dúvidas perfeitamente compreendidas.
Queremos um mundo diferente, gritamos por liberdade, mas esperamos que outros ganhem nossas batalhas sem ao menos comunicar que fazemos parte de um exercito.
Isso quando não nos tornamos andarilhos inertes, viajamos em mundos diferentes diariamente usando de nossa imaginação, entretanto esquecemos que todos os verbos são ações. O sonhar acordado necessita de outro verbo conhecido como correr ou até mesmo caminhar. Queremos voar, mas esquecemos que precisamos nos arriscar. Queremos amar e esquecemo-nos de conquistar.
Somos acomodados esperando que a sociedade trivial venha e nos concede alegrias, felicidades, paixões e emoções que não estamos preparados para lidar. Pois como crianças esperamos que tudo nos seja dado na mão.
Contemplamos o infinito nas maravilhas criadas por Deus, mas somos incapazes de tentar olhar um palmo se quer para nosso interior, com medo de reconhecer as falhas que vivemos que cometemos ou ignoramos.
Desejamos ser forasteiros em outros mundos, pois ser rei de um único espaço, de uma única realidade é complicado demais, não há em quem mandar. Um rei sem súdito não é nada mais que o dono de seu umbigo, e este não responde e nem acaricia, até pode ser acariciado
Você já parou para pensar porque é mais fácil passar horas olhando a imensidão do oceano ou o céu estrelado e nem um segundo para si mesmo? Será que o seu eu interior é algo tão difícil de compreender?
            A solidão é um estado de espírito que não dialoga com você, ela chega e se impõe quando você se deixa levar pelo medo e pela carência. Ser dono de si mesmo é uma atitude sem preço. Os antigos deuses gregos diziam que o ser humano é fadado a ter seu destino estabelecido pelas vontades deles (deuses), entretanto esse é um mito que nos leva a refletir que ninguém tem um destino pronto, ou seja, por mais que você tenha nascido em uma realidade pré estabelecida não quer dizer que seja incapaz de viver suas viagens ou sonhos. Para conquistar é preciso força de vontade para combater o bom combate.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mãe Imaculada




Que nesta semana que se inicia, tenhamos a consciência de que nossas decisões são reflexos de nossas atitudes, viva o sim para coisas boas assim como Nossa Mãe Imaculada teve coragem de lutar a favor da verdade tenhamos também coragem de lutar pelo que achamos correto e justo.

Fonte de inspiração
Seu sim foi o mais importante da humanidade
Foste escolhida pelo Pai
Carregaste em vosso ventre o Redentor
E em meio a dor nos abençoou
Eis a Mãe amada
Eis a Imaculada
Aos seus pés acolhe vossos filhos
E sempre nos faz lembra que:
Vosso Sim consola;
Vosso Sim enche os corações
Oh! Mãe amada tuas mãos tocam nosso intimo
Vossa magnitude nos inunda
Ensina ó Virgem o caminho de Cristo
Estende ó Mãe Vosso manto sobre nosso caminho


Publicado originalmente na comunidade dom orkut "Apaixonados por Poesia"em  09/08/2006

domingo, 4 de dezembro de 2011

Monologo


Se cada palavra pensada ou dita fosse
Guardada teria um imenso poema
Se cada poema conta se um pedaço de minha historia
Talvez eu teria um manual sobre mim
Se esse manual existisse
Talvez eu saberia me entender
Talvez eu saberia quem sou
Se cada palavra pensada ou dita fosse
Guardada teria um imenso poema
Mas sou um ponto de interrogação
Um enigma sem resposta
Uma certeza cheia de duvidas
Sou apenas uma pessoa vazia
Entretanto cheia de perguntas
Minhas palavras são pedaços
De um quebra-cabeça sem modelo
Sou a multidão para apenas um
Se cada palavra pensada ou dita fosse
Guardada teria não um poema
Mas sim um monologo

Publicado originalmente na comunidade dom orkut "Apaixonados por Poesia"em  24/03/2006

sábado, 3 de dezembro de 2011

Sobrevivo



Feliz aquele que tem o bom senso
Feliz aquele que sabe o que deseja
E que deseja o que sabe que quer
Amores vazios, Amores Clandestinos, amores impossíveis.
Como amar o vazio se não se sabe como preenche-lo
Como amar o clandestino sem temer o destino
Como amar o impossível quando o possível é solidão
Já recebi varias declarações de amor
Umas eu recusei, pois não era o que queria.
Outras recusei por não ter coragem de amar
Hoje o amor para mim é palavra vazia
Dita apenas com intuito de seduzir e conquistar
Amar o que seria!!!
Talvez se entregar ao momento, e viver os acalantos.
Talvez seja entrelaçar os destinos na eternidade
Mas só dura o que é verdadeiro
E o verdadeiro para mim não é “real”
Se o amor fosse uma fruta cheia de sementes
Para se cultivar, semear, arar e colher.
Eu seria uma fruta seca sem sementes
Vazias, amarga, seria somente casca.
O meu medo me secou
A minha dúvida me colheu
E hoje sou apenas tempestade de ventos
Que um dia eu plantei com a suave brisa
Da dor de ser o que nem sou.
Me falta tudo, me sobra nada, me resta pouco.
Mas sobrevivo do que me foi deixado


Publicado originalmente na comunidade dom orkut "Apaixonados por Poesia"em 24/07/2006

A Correnteza da Vida (1977)

De tempo em tempo tento compreender:
Esse reflexo e me questiono
Ó tempo inexorável que padece rápido?
Ó tempo que trás cicatrizes de herança?
Deixadas no corpo e na alma
Com você se adquire e se priva
Adquire-se maturidade e discernimento
Adquire-se amigos frutos de uma vida cheia de histórias
Inevitavelmente também as ervas-daninhas
Ah! Tempo recorda-te é redescobrir
Que o coração varias vezes já derramou lagrimas
Que o coração varais vezes já se deslumbrou em risos
Momentos mágicos que somem no piscar dos olhos
Momentos inalteráveis que retornam a todo instante
Priva-se de formas físicas que se desgastam
Silhuetas que perdem perfeições
Feições magníficas que se priva em marcas
Olhar o rio da vida é descobrir
Que a correnteza dos anos não muda o curso
Que o Passado se faz presente
No coração transbordado em sentimentos
Na imensidão de uma memória um pouco gasta
Que as marcas evidentes no semblante
São vitórias de momentos difíceis
Que a verdadeira beleza esta na alma e é eterna
O resto é casca e não importa suas alterações
Que o mérito não esta no que se é
Sim no legado que se deixa

Publicado originalmente na comunidade dom orkut "Apaixonados por Poesia"em 21/09/2006